O consumidor mudou e, com ele, o mercado. Um menor impacto sobre o planeta será a nova busca das empresas ao pensar em inovação.
Apesar da crise econômica brasileira e dos percalços para manter os negócios com responsabilidade socioambiental – como custos adicionais e regras a serem cumpridas –, empreendedores têm buscado incorporar a sustentabilidade aos produtos e serviços, atendendo às necessidades por soluções ecologicamente corretas.
A sustentabilidade tem o objetivo de viabilizar – economicamente, socialmente e ambientalmente, a continuidade de determinado processo ou sistema.
Nesse sentido, a agricultura sustentável consiste em repensar os métodos atuais de produção para satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
Estima-se que a população mundial será de aproximadamente 9,8 bilhões de pessoas em 2050, criando a necessidade de aumentar em 70% a produção de alimentos. Para isso, será fundamental intensificar as ações para redução do impacto ambiental da atividade agrícola, atuando na conservação do solo, utilização de insumos naturais, uso consciente da água, redução de resíduos gerados, entre outros.
Cada vez mais é importante e valorizado, empresas que apostam em alternativas sustentáveis para contribuir com a produção agrícola mundial, seja em softwares, máquinas, e principalmente insumos naturais que aumentam a produtividade sem poluir o planeta.