A broca-do-café (Hypothenemus hampei) é bastante prejudicial à produção, pois ataca o fruto nos vários estágios de maturação, alimentando-se dos tecidos da semente. Isso resulta na perda de peso dos grãos e/ou qualidade do café, refletindo negativamente sobre o valor comercial do produto. Dependendo do nível de infestação as perdas podem chegar a 80%.
Estudos científicos apontam que o óleo de neem repele a broca, impedindo a penetração nos frutos. Para isso, as aplicações devem ocorrer durante o período chamado de “revoada”, que consiste na saída dos insetos dos frutos brocados do chão que sobraram da colheita anterior para brocar os novos frutos.
Os testes serão conduzidos da seguinte forma:
- Fazenda 1
Aplicação de 1L/ha seguido de mais uma aplicação conforme incidência de 0,5L/ha.
No dia 16/01 foi realizada aplicação de óleo de neem no local de maneira preventiva para evitar a brocagem dos frutos pela praga. Não houve incidência da praga em nenhuma das áreas da fazenda.
- Fazenda 2
Aplicação de 1L/há seguido de mais uma aplicação conforme incidência de 0,5L/ha.
No dia 13/01 foi realizada a aplicação na área com objetivo de prevenir o ataque da Broca. 10 dias após a aplicação, a área pulverizada com o óleo de neem teve incidência zero de broca, enquanto que o tratamento padrão da fazenda contabilizou infestação de 1%.
Conclusão:
O Óleo de neem se mostrou muito eficiente na repelência da Broca-do-café quando utilizado no momento certo para evitar que a praga chegue até os futos.