Você já deve ter escutado que as abelhas são essenciais para o meio ambiente, mas você sabe porquê?
A importância ecológica das abelhas é à polinização que consiste no processo de transferência de grãos de pólen de uma flor para outra. Estima-se que mais de 90% das plantas com flores dependem de polinizadores animais.
A relação das abelhas com práticas agrícolas sempre teve um caráter complementar, com benefícios para todos os envolvidos. Enquanto as abelhas conseguem o néctar e o pólen necessários para se alimentar, e produzir o mel e outros derivados, a agricultura se beneficia da polinização que amplia sua produtividade e garante frutos com mais qualidade e, consequentemente, maior valor de mercado.
O desenvolvimento da agricultura, com a consequente ampliação da área cultivada e diminuição das áreas de mata nativa, o crescimento das monoculturas, entre outras técnicas modernas de plantio, e o uso de defensivos agrícolas de forma incorreta acabaram provocando abalos nessa relação, que é a base da nossa cadeia alimentar.
O uso de inseticidas naturais tem surgido como importante alternativa devido a uma menor contaminação do meio ambiente e a organismos não-alvo. Nesse contexto, inseticidas botânicos principalmente à base de óleo de neem são promissores pois possuem vantagens em relação a inseticidas sintéticos como rápida degradação, baixa toxicidade a seres humanos ação rápida e seletiva a organismos benéficos.
A árvore de neem, muito conhecida e utilizada na Índia, foi introduzida no Brasil em meados dos anos 80 com a promessa de ser um repelente natural de pragas e utilização de madeira para reflorestamento. Ao longo dos anos, foi observado um impacto negativo do polén das árvores de neem em colméias de abelhas no Brasil, em especial a Apis melífera. Em estudos de toxicidade alimentando larvas em condições de laboratório com pólen de neem, verificou-se que quanto maior a participação do pólen de neem na dieta, maior é a mortalidade neste período e que larvas alimentadas com alimento larval e pólen exclusivamente de neem tiveram uma mortalidade de 100%.
Quanto produtos à base de óleo de neem, estudos realizados pela DalNeem nos laboratórios TECAM com a mesma solução a base de neem utilizada no produto FITONEEM para determinar a toxicidade aguda por contato em abelhas (Apis mellífera) operárias saudáveis de acordo com a norma OECD 214 (1998) não apresentou efeitos tóxicos significativos sobre os animais em todas as doses aplicadas quando comparadas ao controle.
Um artigo publicado pela Universidade Paulista sobre plantas tóxicas a abelhas, onde os efeitos dos inseticidas baseados em neem foram examinados pela aplicação do inseticida nas células de larvas de abelhas Apis mellifera. Os valores de dose letal foram maiores do que os apresentados para outros insetos, porém não houve detecção de transporte de inseticida via pólen e néctar de culturas tratadas com azadiractina.
No campo, recomendamos sempre a aplicação de Fitoneem em horários sem incidência solar, ao final da tarde, período de baixa atividade de abelhas, o que contribui ainda mais para a segurança desses animais tão importantes para o planeta. Para saber mais informações sobre o fitoneem e seus efeitos em abelhas temos uma equipe de agrônomos capacitados à disposição para eventuais dúvidas.