Óleo de neem reduz custos com defensivos na produção de tomate

O estado do Paraná é um dos destaques na produção de grãos no Brasil, com altas produtividades de Soja, milho e trigo. Porém o estado vem roubando cena também na produção de hortaliças. Em 10 anos, a produção da olericultura no Estado cresceu 82%, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Dentre as principais hortaliças cultivadas, destaca-se a produção de tomate. De acordo com o Deral, na safra 2017/2018 o estado produziu mais de 200 mil toneladas do fruto. Os tomateiros são cultivados no mundo todo, são sensíveis a baixas temperaturas, necessitam de boa luminosidade, solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Um dos principais desafios da cultura do tomate são as pragas e doenças que necessitam de um controle assertivo a fim evitar danos econômicos severos. Duas principais pragas da cultura, Mosca branca (Bemisia tabacci tipo B) e a Traça do tomateiro (Tuta absoluta) desafiam os agricultores em busca de alta produtividade.

A mosca Branca além de sucção de seiva, injeta toxinas que podem causar danos severos como perda de vigor, maturação desigual dos frutos e perda de textura e sabor. Além disso a mosca é um inseto vetor de vírus que podem comprometer a produtividade das plantas.

Já a traça do tomateiro é uma das principais pragas que afetam a cultura do tomate. Ela é responsável por causar danos significativos nas plantas (desde às folhas até os frutos), podendo acarretar em enormes prejuízos econômicos aos horticultores. Sua presença também afeta a sanidade dos materiais, uma vez que o ataque da traça pode facilitar a contaminação por patógenos. Para evitar a praga, produtores devem ficar atentos aos menores indícios de seu aparecimento, evitando e controlando proliferação o quanto antes.

O produtor João Luiz de Pádua de Faxinal, no estado do Paraná estava enfrentando problemas com estas duas pragas em sua lavoura. Para o controle das pragas, utilizou o óleo de neem em conjunto com outros produtos e teve um resultado efetivo no controle de Mosca Branca e Traça do tomateiro. O tratamento na área do Sr. João, para cada 20L de água foi utilizado o seguinte tratamento:

ProdutoDose
Óleo de neem40ml
Bacillus thuringiensis (bt)10g
Silicato de potássio (silicio)30g
Detergente neutro ou adjuvante50ml

A aplicação é realizada semanalmente para manter a infestação abaixo do nível de dano econômico. Sr. João diz que “Depois que comecei a utilizar o óleo de neem reduzi os custos com defensivos e conseguiu o controle das pragas com muito mais facilidade e custo baixo. ”