Controle de pragas da uva com óleo de neem

A produção de uvas no Brasil encontra-se principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste com destaque para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia.

A região do vale do Rio São Francisco é uma área fértil e que recebe diversos investimentos em irrigação federal e governamental, e tornou-se um importante produtor de frutas e hortaliças. A sub-região que mais se desenvolve é compreendida pelas cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco).

Nestes municípios encontram-se os maiores produtores de uva do país, alcançando mercados externos. A principal diferença da produção de uva no Nordeste com o cultivo no Rio Grande do Sul é o clima quente garante duas safras por ano, com repouso máximo de 60 dias.

Com destaque para a produção de uvas de mesa, a tecnologia é aliada para alcançar grandes produtividades. O solo arenoso e a incidência de pragas são desafios diários dos produtores na região.

Observando estes desafios, a DalNeem iniciou testes para o controle das principais pragas na produção de uva de mesa, dentre as principais dela, o Mildio (Plasmopara viticola) que é a principal doença fúngica da videira, podendo infectar todas as partes verdes da planta, causando maiores danos quando afeta as flores e os frutos.

O Teste

O teste foi conduzido na propriedade do Sr. Antonio Fernandes no município de Casa Nova na Bahia, com as cultivares Vitória para o controle da cigarrinha e Isabel para o controle de Mildio com área total de 0,2 hectares. Foram realizados três tratamentos, as doses utilizadas nos testes e a frequência de aplicação foram as mesmas, o que diferenciou foi que no teste do Mildio foram feitas aplicações preventivas, curativas e o óleo de neem + Metalaxil-M. Segue abaixo os dados de aplicação:

Resultados

Os tratamentos com maior índice de controle foi o tratamento 1 (óleo de neem puro) e o tratamento 3 (Óleode neem + Metalaxil-M). Nas duas áreas tratadas não foi observado a incidência de Mildio, comprovando a eficiência do óleo de neem como tratamento preventivo no controle da doença. Desta forma, o óleo de neem nas dosagens testadas comprovou-se eficaz para o tratamento preventivo do Mildio nas cultivares Isabel e Vitória.