Saiba mais Sobre o Neem

A Árvore da Vida

O que é o Neem?

O Neem é uma árvore (Azadirachta indica) nativa do sudeste asiático. É uma árvore de rápido crescimento, resistente a secas e solos pobres. É uma árvore de porte grande, com até 30 metros de altura, com galhos frondosos. Possuí flores brancas que aparecem pela primeira vez quando a árvore tem 2 a 3 anos e começa a produzir frutos após 3 a 5 anos. A fruta madura é cerca de 2 centímetros (cm) de comprimento e formato oval. Dentro do fruto há uma semente de cor clara com cerca de 1,5 cm de comprimento.

Neem é considerada a “árvore da vida” por resolver problemas globais, possui propriedades medicinais e pode trazer soluções ao meio ambiente e a população. É uma planta conhecida pela sua múltipla utilização, devido ao aproveitamento quase que total da planta como casca, folhas, flores, raízes, sementes e madeira.

Antigos autores sânscritos já descreviam propriedades de cura do Neem, confirmados por estudos científicos recentes. A medicina Ayurveda considera a árvore como uma SARVA ROGHA NIVARANI (Cura de todos os males).

A árvore de neem tem sido chamada ultimamente de a árvore mais pesquisada do mundo. Por quê? Basta olhar para os muitos usos que esta árvore fascinante possui.

Como o Neem é utilizado?

O Neem é utilizado há mais de 2000 anos na Índia para controle de insetos pragas, nematóides, alguns fungos, bactérias e vírus, na medicina humana e animal, na fabricação de cosméticos, no reflorestamento, como madeira-de-lei, como fertilizante e no paisagismo. Embora tenha muitos usos, o mais importante é, sem dúvidas, combater pragas e doenças em plantas.

O Neem como inseticida natural

As árvores de neem, assim como todas as outras plantas, contêm milhares de substâncias químicas. Porém, o neem contém substâncias chamadas de terpenóides que são produzidos para protegê-la de ataques de predadores.

Na árvore de neem foram encontradas mais de cem terpenóides distribuídos por toda a planta. Os terpenóides mais significativos encontrados em neem com comprovada capacidade de bloquear o crescimento de insetos são:
– Azadiractina
– Salanina
– Meliantriol
– Nimbina

Estudos mostraram que a maior concentração dessas substâncias com potencial inseticida na árvore de neem se encontra no embrião das sementes, chamado de kernel. E é do Kernel que é extraído o óleo de neem, inseticida natural rico em terpenóides capaz de controlar efetivamente de 400 a 500 espécies de insetos no mundo todo.

O óleo de neem é extraído a partir da prensagem a frio das sementes dos frutos, a fim de preservar todas as suas propriedades.

Como o óleo de neem age nos insetos?

O óleo de neem age de diferentes modos dependendo da espécie e do estágio de desenvolvimento de cada inseto. Os principais são:
1. Efeito antialimentar: Os insetos não conseguem se alimentar das plantas que foram tratadas.
2. Regulador de crescimento: Prejudica a metamorfose dos insetos, provocando deformidades e morte.
3. Inibidor da reprodução: Atrasa o início do acasalamento e o período de postura.
4. Repelente: Os insetos evitam as superfícies tratadas.

O neem como fertilizante

Após a extração do óleo de neem, o resíduo da prensagem do óleo é rico em nutrientes e um grande potencializador na produção vegetal. Possuí em sua composição teores de Nitrogênio, Carbono orgânico, CTC alta, e ainda fitohormonios naturais. Este subproduto é chamado de torta de neem.

Os nutrientes e hormônios contidos na torta de neem, atuam no sistema secundário da planta, fazendo com que o mesmo alcance equilíbrio em todas as suas atividades, proporcionando maior produtividade, enraizamento, estimula a produção de substâncias antioxidantes que funcionam como defesas naturais das plantas.

A utilização da torta de Neem aumenta a capacidade de retenção de água do solo e melhora a sua estrutura, provocando um aumento de organismos benéficos como minhocas. Ainda reduz o teor de alcalino no solo devido à produção de ácidos orgânicos decorrentes da decomposição. E proporcionam ainda outras vantagens, como incremento de matéria orgânica e fertilidade do solo.

dalneem-neem-01.jpg
dalneem-neem-02.jpg
dalneem-neem-03.jpg
dalneem-neem-04.jpg
dalneem-neem-06.jpg
dalneem-neem-05.jpg

Produtos à base da árvore mais importante do mundo, o neem: