Você conhece a Fazenda Madero?

A produção de orgânicos já é uma realidade para pequenos e médios produtores. Mas se engana quem pensa que essa modalidade parou na agricultura familiar. Com a forte demanda por produtos mais frescos e sem intervenção de defensivos, empresas já consolidadas no mercado vêm investindo nessa prática.

Um exemplo é o Madero, famosa rede nacional de hambúrgueres artesanais, com 136 restaurantes espalhados pelo país e em Miami. A despeito do senso comum e ainda com a alta demanda, eles dispensaram os fornecedores e hoje contam com produção própria de hortifruti que são usados no famoso hambúrguer, como a alface e o tomate. Todos eles são produzidos na chamada Fazenda Madero. O diferencial? São produtos 100% orgânicos.

A Fazenda Madero Localizada em Palmeira, no Paraná, contou com investimentos que ultrapassam R$ 6.5 milhões em infraestrutura, estufas, câmaras refrigeradas, captação de água e irrigação de alta tecnologia, lhe rendendo a certificação do selo ORGÂNICO BRASIL, conferido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR, que garante ao consumidor que os alimentos estão dentro dos preceitos e normas nacionais de produção orgânica.

Desde 2018, através de uma parceria com o Grupo Madero, a propriedade começou a investir neste segmento, tendo como principal objetivo abastecer o Grupo Madero, com produtos orgânicos, de alta qualidade e em grande escala. Hoje, a produção dos hortifrútis da Fazenda Madero abastece mais de 200 restaurantes do Grupo em todo o Brasil.

O administrador da Fazenda, Vicente Nogaroli, conta que a parceria fez com que a propriedade de 400 hectares se reinventasse, pois até então a produção era de grãos e pecuária de corte. “Primeiramente, fizemos a certificação de parte da área através da Tecpar para a produção de orgânicos. Inicialmente, e até hoje, nosso principal produto é a alface americana.  Somente deste produto temos um volume médio de produção de 70 mil quilos no mês”, conta Vicente.

Em 2020, durante a Pandemia, além do fornecimento dos produtos para o Grupo Madero, a Fazenda também expandiu e fortaleceu o volume de produção excedente à parcerias, para redes de varejo e supermercados – devido a alta demanda pela procura de orgânicos nestes locais.

“Neste tempo chegamos a ter um mix de produção de 30 produtos. Mas, neste ano avaliamos a parte técnica de produção, a demanda de mercado e a rentabilidade dos produtos, e dessa forma, chegamos a um mix de 10 a 12 itens. Entre estes, estão variedades de mini alfaces, versões de pepino e pimentão snack, milho verde doce, batata inglesa e batata doce, e sempre, o nosso produto principal que é a alface americana. Alguns destes produtos são necessários para intercalar no ciclo de produção e outros ainda, tem um cultivo sazonal”, explica Vicente.

Para atender toda a demanda de produção a campo, os procedimentos de armazenagem e condicionamento até o momento da entrega – que é diária, hoje a Fazenda Madero conta com três engenheiros agrônomos, e uma equipe operacional de 70 colaboradores, com atividades de segunda à sábado. Para o Dono da Rede Madeiro, Junior Durnsk, o investimento em uma fazenda própria tem a ver com o controle da produção e com uma espécie de garantia para o consumidor cada vez mais exigente. “Cuidamos do processo completo, do plantio à colheita, para garantir que nada afete o selo de orgânico dos nossos produtos”, conta. Segundo ele, a Fazenda Madero está começando a expandir a sua produção para frutas como morango e limão, usados para na produção de sucos e drinques.