Por que alimentos orgânicos são importantes?

Muito tem sido discutido sobre produtos orgânicos nos dias atuais devido à crescente preocupação com a qualidade de vida e consequentemente o consumo de alimentos mais saudáveis. Mas você sabe o que são produtos orgânicos? Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou substâncias sintéticas que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico.

Na produção vegetal, seu cultivo é realizado sem adição de adubos químicos nos solos e a aplicação de agrotóxicos (inseticida, herbicida, etc.) também não é permitida, junto com sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos, além de se alimentarem em pastos e com rações também obtidas a partir do cultivo orgânico.

A agricultura orgânica não é apenas um processo de cultivo de produtos saudáveis, de alto valor nutricional e sem qualquer tipo de substâncias sintéticas tóxicas. Ela também contribui para ecossistemas mais equilibrados, ajudando a preservar a biodiversidade, os ciclos naturais e as atividades biológicas do solo.

Outro aspecto benéfico da agricultura orgânica que vai além da preservação da qualidade dos produtos ou do meio ambiente, é a promoção de agricultura em pequena escala, como a agricultura familiar. A agricultura orgânica familiar consegue aumentar sua sustentabilidade econômica, trazendo benefícios para o agricultor, sua independência familiar e a preservação da identidade cultural e condição de saúde, uma vez que não faz uso de elementos prejudiciais ao homem.

Desta forma, fica claro que os benefícios do consumo de produtos orgânicos vão muito além de nossa saúde. Quando optamos por esses produtos ajudamos a fortalecer a sustentabilidade de uma cadeia produtiva ecológica e comercialmente justa.

Autora

Diedra Escobar é nossa Engenheira Agrônoma, responsável pela DalNeem.

.

Apaixonada pelo Neem e suas aplicações, divide-se entre liderar novos projetos, e prestar assistência aos nossos vendedores e clientes.

Arquivos