Oito profissões do futuro no agronegócio

Estudo inédito aponta as oito profissões do futuro no agronegócio

Nos próximos dois anos, oito novas carreiras ligadas ao agronegócio devem gerar 178,8 mil oportunidades de trabalho. Mas a previsão é de que só haja cerca de 32,5 mil profissionais qualificados para preenchê-las – uma defasagem de 82%.

A pesquisa foi realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo aponta que as oito novas profissões devem ganhar destaque na agricultura são: técnico em agricultura digital, técnico em agronegócio digital, engenheiro agrônomo digital, operador de drones, agricultor urbano, engenheiro de automação agrícola, cientista de dados agrícola e designer de máquinas agrícolas.

Além disso, a pesquisa destaca que, no pós-pandemia, a agricultura será ainda mais impactada pela digitalização, exercendo um papel essencial para uma recuperação verde – modelo de desenvolvimento que concilia fatores sociais, ambientais e econômicos.

Dentre as oito carreiras mapeadas, os pesquisadores destacam especificamente três cuja demanda é maior e mais urgente: técnico em agricultura digital, técnico em agronegócio digital e engenheiro agrônomo digital.

“Elas já têm uma base existente, são profissões que em sua formação no Brasil tem uma base que chamamos de brownfield, ou seja, a partir dessas profissões já existentes, devemos remodelá-las para se tornarem digitais”, afirma o professor Alejandro Frank, diretor do NEO da UFRGS.

Outro ponto de destaque é que o setor de agricultura, cujo PIB cresceu mesmo com a crise da pandemia, emprega cerca de 10 milhões de pessoas somente na agricultura familiar, que corresponde a 77% dos estabelecimentos agrícolas.

Em uma década, de acordo com a pesquisa, o setor terá 18,8 milhões de postos de trabalho, sendo 360 mil para as profissões emergentes.

Em dois anos, o estudo estima que existam 32,5 mil profissionais qualificados para 178,8 mil oportunidades em profissões emergentes, dentro de um total de 18,3 milhões no setor. Em cinco anos, a previsão é que sejam 81,1 mil profissionais para 252,3 mil vagas emergentes, de um total de 18,5 milhões.

Já em 10 anos, a pesquisa prevê 162,3 mil profissionais capacitados para ocupar 360 mil oportunidades, de um total de 18,8 milhões de trabalhadores do agronegócio. A defasagem – que seguirá alta, deve diminuir progressivamente, de 82% para 68% e, posteriormente, 55%.

De acordo com o professor da UFRGS, os investimentos são a principal maneira para amenizar essa defasagem. “Os gaps se acentuam no longo prazo, porque consideramos um estado estável em termos de investimentos na formação profissional que temos hoje no Brasil. Para reverter essa situação, deve haver investimentos para aumentar a oferta de demanda nas formações que destacamos, de forma que acompanhem e evoluam com a demanda dos setores projetados”, explica.

Sobre a função do técnico em agronegócio digital, Frank explica que, especificamente, esta apresenta uma urgência no auxílio à modernização da agricultura familiar de pequena escala.

“[O técnico em agronegócio digital] apresenta uma demanda altíssima no curto, médio e longo prazo, porque essa função ajuda no front-end, ou seja, no mercado, e não somente no processo do agronegócio, que tem seu enfoque voltado à sustentabilidade e na recuperação verde. Isso busca recuperar a economia de uma forma mais saudável nesse processo de transformação digital e ainda ajuda o agronegócio de pequena escala e familiar a chegar de forma mais efetiva ao mercado, através de tecnologias.”

Martin Studte, assessor técnico da GIZ, acredita que as novas tecnologias têm o potencial de gerar novas vagas, reduzir a desigualdade social e os recursos utilizados, e aumentar a eficiência e a competitividade do país.

“Consideramos o cenário brasileiro atual e o impacto da transformação digital para mostrar a importância de determinadas profissões na definição de uma estratégia nacional de desenvolvimento econômico sustentável”.

“O Senai, que acompanha as transformações do mercado de trabalho por meio de observatórios técnicos setoriais, avalia que o estudo é mais um norte para o país assumir uma posição dianteira, em comparação com outros países que também precisam atualizar sua mão de obra. Essas tendências devem ser consideradas pelas instituições de ensino profissional na formação inicial e na requalificação dos trabalhadores”, ressalta o diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi.