Como utilizar a torta de neem em flores e vasos

A floricultura, em seu sentido mais amplo, abrange o cultivo de flores e plantas ornamentais com variados fins, que incluem desde as culturas de flores para corte à produção de mudas arbóreas de porte elevado. Esse setor movimenta grandes números na economia, principalmente de países europeus, Holanda, Itália e Bélgica e em alguns países da América Latina, Colômbia e Costa Rica.

No Brasil ainda é uma atividade relativamente recente, que remonta da década de 1950, uma herança deixada pelos imigrantes europeus, que hoje vem se consolidando em diversos estados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País. A diversidade e a amplitude de climas e solos no Brasil permitem cultivos de inúmeras espécies de flores e plantas ornamentais, de diversas origens (nativa, de clima temperado e tropical).

Além da produção em larga escala, o cultivo de flores em casas e apartamento tem crescido nos últimos anos devido principalmente a busca por qualidade de vida e bem-estar.

As flores, assim como todas as plantas precisam de alimentos para crescerem saudáveis da mesma forma que nós precisamos. Estes alimentos chamam-se nutrientes e são disponibilizados para elas através dos fertilizantes, como a torta vegetal de Neem.

A torta de Neem Possui macro e micronutrientes e hormônios essenciais para o desenvolvimento das plantas. Esses nutrientes e hormônios, já presente na semente, atuam no sistema secundário da planta, fazendo com que o mesmo alcance equilíbrio em todas as suas atividades, proporcionando maior floração, enraizamento, estimula a produção de substâncias antioxidantes que funcionam como defesas naturais das plantas.

E como utilizar a torta de neem nas flores?

A torta de neem tem seu uso destinado ao solo e pode ser aplicada em todas as espécies de flores.

Vasos de Flores

Para o preparo de vasos de flores, o ideal é misturar uniformemente a torta de neem com substrato próprio para flores, terra adubada ou outros adubos na seguinte proporção:

Tamanho do vasoQuantidade de Torta de neem
Pequeno3 gramas
Médio5 gramas
Grande10g

Não esqueça de regar sua planta logo após o plantio para que ela possa absorver todos os nutrientes da torta de neem.

Para vasos com flores já plantadas, aplique a quantidade recomendada acima ao redor da planta a cada 15-20 dias e regar logo em seguida.

Canteiros de flores e ornamentais

Para o preparo do plantio de canteiros de flores ou outras plantas ornamentais o ideal é incorporar de forma uniforme no solo 50g de torta de neem por metro quadrado antes do plantio. Regar logo após o plantio, para que suas plantas cresçam fortes e sadias.

Para flores já plantadas, aplicar no solo de 25-30g de torta de neem ao redor da planta a cada 15-20 dias e regar logo em seguida. É importante lembrar que essa quantidade pode ser utilizada não somente em flores, mas em frutas e hortaliças.

Árvores frutíferas

Para o preparo do plantio de mudas de árvores frutíferas, o ideal é misturar de forma uniforme no solo 100 a 200g de torta de neem na cova junto com outros adubos e o próprio solo. Lembre-se de regar logo após o plantio para sua planta crescer e produzir muitos frutos.

Para árvores já plantadas, aplicar no solo 200g ao redor da planta a cada 15-20 dias e regar em seguida

Produção de mudas

Para a produção de mudas de flores, misturar uniformemente 20 gramas de torta de neem para cada quilo de substrato próprio para mudas antes da semeadura. Realizar a semeadura e logo em seguida regar muito bem.