As particularidades do vinho natural

Você sabe o que é vinho natural? Esse assunto está sendo debatido com cada vez mais frequência e até podemos dizer que já virou uma tendencia em algumas regiões, principalmente quando nos referimos a pequenos produtores, já que esse estilo de vinho requer alguns processos mais cautelosos em toda sua elaboração, desde o  cultivo das videiras até a conservação do produto.

Embora o assunto esteja em evidência, podemos dizer que a elaboração de vinhos naturais está relacionada à maneira mais ancestral para a produção da bebida, já que utiliza poucos recursos tecnológicos para obter o resultado esperado.

Embora não exista uma regulamentação oficial para o uso do nome “vinho natural”, existe um certo consenso entre os produtores sobre as práticas permitidas para se obter um vinho nesse estilo. Para a maioria dos produtores, vinho natural é basicamente o mosto da uva de vinhas orgânicas que fermentaram com leveduras naturais e sem qualquer intervenção. Dessa forma, o enxofre é quase sempre banido e muitos se opõem ao uso do envelhecimento em carvalho também.

Ou seja, além de utilizar uvas de cultivo orgânico, o vinho natural tem como principal característica a ausência de qualquer composto adicionado à bebida, inclusive o anidrido sulfuroso. Dessa forma, assim como os biodinâmicos e orgânicos, os produtores de vinhos ditos naturais acreditam estar produzindo bebidas que melhor representam as características do lugar onde foram feitas, captando a essência do solo e do clima, ou seja, o famoso “gosto do terroir”.